Resfriado
Não há vacina contra resfriado, pois há mais de duzentos tipos diferentes de agentes que causam os resfriados, e não seria possível fazer uma vacina para cada um deles.
Gripe
Entretanto, ao longo da vida da pessoa, ela vai acumulando imunidade contra os diferentes tipos de vírus da gripe, a vacina vale por cerca de um ano porque os vírus sofrem mutações neste período.
Poliomelite
O vírus penetra por meio de água ou alimentos contaminados ou por contato com a saliva ou fezes de um doente. Este tipo de vírus tem uma vacina.
Febre Amarela
O vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Existe vacinação para este vírus.
Aids
A partir da década de 1970, a agressividade do virus aumentou e ele espalhou-se rapdamente pelo mundo, por meio da relação sexual, do uso de drogas injetáveis e de transfusões sanguíneas.
A medida que se espalhava, seu código genético sofria mutações e surgiam novas variedades. No interior de seu virus envelopado há duas moléculas de RNA e enzimas.
O DNA do vírus pode desencadear a síntese de novas moléculas de RNA. Assim, formando novos vírus que começam o processo de destruição numa célula do corpo. Essa destruição é a progressiva diminuição de linfócitos T4, o que com o tempo, compromete todo o sistema imunitária. Dessa forma o organismo fica sem defesa contra diversos microrganismos, e o doente pode morrer vitima de uma série de infecções.
Nos testes da aids, o resultado pode ser falso negativo, quando o teste é feito durante o período denominado janela imunitária, que corresponde ao periodo em que o HIV ou os anticorpos produzidos pelo organismo contra o virus ainda não são detectados por alguns tipos de testes.
Um dos maiores problemas para o desenvolvimento de uma vacina é a capacidade de o virus sefrer mutações muito rapidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário