segunda-feira, 25 de março de 2013

Doenças Protozoarios

 Doença de Chagas


 A doença de Chagas, também chamada de tripanossomíase, é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos no Brasil como barbeiros pertencentes aos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus. 
  O protozoário sai pelas fezes do inseto e penetra pelo orifício deixado pela picada ou pela ferida quando a pessoa coça. Quem desenvolve a doença pode morrer por insuficiência cardíaca.
Pode ser amenizado com tratamento.



                   


Doença do Sono

É provocada por outra espécie de tripanossomo, o Trypanosoma brucei, transmitido pela picada da mosca Glossina palpalis ou tsé-tsé.
O protozoário invade o sistema nervoso e provoca uma sonolência contínua e um enfraquecimento do corpo que acaba levando à morte. A doença é comum na África, porém não foram registrados casos no Brasil.
Essa mosca age de dia, logo o mais aconselhado é usar roupas que cobrem a maior parte do corpo juntamente com repelentes.



Giardíase
É provocada pela Giardia lamblia. O doente apresenta infecções no intestino delgado e diarreias que podem ter graves consequências, como desidratação.
A transmissão é feita pela ingestão de alimentos contaminados. Uma forma de prevenir essa doença é lavar bem os alimentos juntamente com as mãos e tomar cuidado em relação ao local de compra dos alimentos.



Malária
Também chamada impaludismo, maleita ou sezão, é muito disseminada nos países tropicais, como o Brasil. É causada pelo plasmódio e este é transmitido pela picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles, popularmente chamado de mosquito-prego.
O doente pode apresentar danos no fígado, anemia juntamente com cansaço, desânimo e falta de ar. O tratamento é feito com  medicamentos que matam as formas de parasita no fígado e no sangue.
Um bom método para prevenção é o uso de repelentes e de redes para evitar a picada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário