segunda-feira, 25 de março de 2013

Evolução



* Em um bando de uma mesma espécie, quando outro animal nasce com uma alteração genética (mutação) que fortaleça alguma habilidade, esse animal poderá ser mais bem-sucedido nas caçadas e escapar mais facilmente de predadores e terá maior probabilidade de sobreviver até a idade reprodutiva. Assim, suas chances de deixas descendentes são maiores do que os dos outros do bando. Caso essa característica seja herdada, ao longo de gerações deve aumentar o numero de animais com essa tal habilidade, formado uma população só com esses animais.
    Caso a mutação ocorrida produza animais mais "fracos", estes teriam mais dificuldade de sobreviver e, portanto, poucas chances de deixar descendentes. Dese modo, essa espécie tenderia a diminuir e poderia desaparecer.
   Esse processo, que modifica a frequência relativa de certos genes numa população, é chamado de seleção natural.
   Fora a mutação e a seleção natural, outros fatores que participam do processo evolutivo são:
-> Isolamento geográfico: Quando uma população de animais da mesma espécie é separada por um obstaculo geográfico que impeça o cruzamento entre essas populações.
-> Isolamento reprodutivo: Quando o isolamento geográfico permanece, ao passar do tempo, acumulam-se mudanças em uma população ou em ambas, que acabam impedindo o cruzamento entre os dois grupos mesmo que o isolamento geográfico desapareça, as duas populações não se cruzam mais e formam duas espécies diferentes.
*Cladogênese: o conjunto de processos que promovem a separação de uma população em duas e a subsequente formação de novas espécies.
*Anagênese: corresponde ao acumulo de mudanças que uma população sofre ao longo do tempo, originando uma espécie com caracteristicas diferentes.

2 comentários: